Thursday, June 29, 2006

Filosofia Barata...

Há coisas que não devem ser questionadas nem discutidas. Irrita-me a pretensão de se tentar justificar tudo, como quem pede um empréstimo no banco. Como se compreender tudo modificasse os acontecimentos!Passo a dar alguns exemplos.

O Amor. Todos sabemos que não se explica nem entende, sente-se apenas. Mas quantas vezes não ouvi e eu própria já disse :"como é que ele gosta dela??" (ou ela dele, não interessa). Se este tipo de sentimentos se explicasse, aprendia-se na escola! A própria discussão do tema rebaixa o significado dos sentimentos. Não existem amores mais lícitos que outros, nem melhores ou piores. Cada um sabe o que sente, os amigos, família... têm só uma ideia aproximada! Claro que há situações mais compreensíveis que outras, mas a meu ver, essa compreensão não serve absolutamente para nada. O mesmo se aplica no caso contrário: "Porque é que ela não gosta de mim??". Se tudo fosse assim tão fácil, a coisa não tinha piada nem valor nenhum.

A Fé. A Religião. Ou se acredita ou não. Da mesma forma que um crente não tem o direito de questionar a ausência de crença dos outros, estes não devem questionar a fé de ninguém. A utilização de argumentos baseados em factos científicos, relatos históricos, contradições... a Fé não é nada disso. É um assunto demasiado íntimo para ser discutido numa mesa de café. Só me prestei a esse papel quando tinha 14 anos e ainda achava o Axel Rose o homem da minha vida!À medida que os anos foram passando fui percebendo que há coisas que não são para se perceber, apenas para respeitar. Já nem sequer entro nesse tipo de retóricas! Só faz sentido se for um daqueles tipos de seitas manhosas...

As pessoas têm uma necessidade enorme de compreender e justificar tudo e mais alguma coisa. É uma forma de se sentirem mais seguras... tentar ter algum controle na situação. Como aprender as regras de um jogo para não perder. Mas ninguém vem com livro de instruções, regras ou garantia. Muito menos a vida. Para mim, aí é que está o gozo, o genuíno de cada um.

Se compreendesse tudo, se conseguisse controlar tudo o que me acontece...não andava aqui a fazer grande coisa. Mais valia jogar Monopólio...ao menos o dado é aleatório!

2 Comments:

Blogger Mári len said...

o axel???o pa que lindo!bela analogia,mas eu faço parte dos que precisam de respostas para andar para a frente....:)

Thursday, June 29, 2006  
Anonymous Anonymous said...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

Thursday, August 17, 2006  

Post a Comment

<< Home