Estrelas nos Olhos
" Os poetas são aqueles que têm estrelas nos olhos".
Pois é, para mim, ser poeta é bastante mais que fazer rimas. As rimas são para cantar as Janeiras ou para pôr nos manjericos dos Santos Populares. Os poemas são apenas um formato de escrita, nada mais.
A verdade é que apesar de um leque vasto de vocabulário, por vezes as palavras são escassas. Existem certos estados de espírito, sensações e sentimentos que as palavras não alcançam. O "nó no estômago" não descreve a sensação. O "emocionei-me" envergonha quem se emocionou...é tão pouco! As palavras são apenas uma aproximação, como a história das sombras de Platão.
E é aqui que entram os poetas. São os que conseguem transmitir, com as palavras que todos usamos, as sensações que não sabemos expressar. Que conseguem provocar o nó no estômago e as emoções com palavras. E cada vez que lemos este ou aquele poema é como se desabafássemos um pouco do que sentimos, através do texto de alguém que não nos conhece. É esse o grande poder dos poetas.
Por isso têm estrelas nos olhos. Conseguem ver e descrever o que todos sentimos sem ver. Pôr cá fora o brilho que todos têm cá dentro.
Nietzche diz: "Os poetas comportam-se imprudentemente para com as suas experiências: exploram-nas" .
Concordo, mas não critico. Todos exploramos as nossas experiências. São nossas.
Obrigado aos poetas!
0 Comments:
Post a Comment
<< Home