Thursday, January 25, 2007

Mecanismos...

Ultimamente tenho aprendido muitas coisas... essencialmente coisas que gostava de não ter que aprender. Começo a perceber que, salvo raras excepções, o ambiente de trabalho exige a uma pessoa uma série de mecanismos e "calos". Ora como sempre fui uma pessoa frontal e, por vezes, impulsiva, está a custar-me bastante adquirir uma postura adaptativa a esta nova realidade.
Para já, uma pessoa tem que aprender a engolir sapos e (o que me custa mais) a ter que sorrir quando só tem vontade de mandar as pessoas a um certo sítio.
Estou a aprender que quando se trabalha num ambiente hostil, é por vezes difícil não se tornar também hostil. Como diz o "amigo" Nietzche : quando olhas para um abismo, o abismo também olha para ti. Vou-me esforçar seriamente nessa luta contra a amargura e frustração!
Estou também a aprender a levar em consideração apenas as críticas construtivas e apagar da memória as facadinhas que às vezes vou levando. A fingir que não me chateia ouvir toda a gente a cortar na casaca uns dos outros.
Aprendi acima de tudo uma coisa: só interessa a opinião de quem interessa.
Aplico às vezes este raciocínio quando assisto a certas coisas. Penso o seguinte: quando fôr grande, quero ser diferente e melhor que isto tudo. De certas situações, podemos apenas retirar uma lição: isto é o que eu não quero, o que eu desprezo. Uma lição tão válida e importante como qualquer outra.
A minha questão é: se o ambiente no trabalho fosse bom, não seria algo que tornaria a vida mais fácil para TODOS??? Não percebo, se calhar a minha maturidade anda um passo de cada vez...ainda não chegou lá!

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Duas contra uma montanha é muito melhor do que uma só!!
Daqui a um mês, daqui a um ano, daqui a 5 (mais não digo), da montanha sairá água, com a água nascerá a relva...
Desistir? Não! Nunca!
Por entre cafés, cigarros e desabafos, piscar de olhos discretos, sorrisos escondidos ou abertos, é bom não estar só!
Aprendemos sempre, nem que seja por bater com a cabeça na parede... por ali sabemos que não há passagem...procura-se outra porta...ou porque não? Chama-se um pedreiro e através da parede se abre a porta.
Desistir é que nunca!
Um dia destes sem darmos por nós, mas com o nosso esforço, entramos naquela porta que diz |A| e encontramos um ramo de girassois..
É uma das minhas lutas. E é bom saber que tu também estás lá comigo!
Beijo
A.

Thursday, January 25, 2007  
Blogger Stuck on the Rock said...

Não entrarei por caminhos tão profundos como a A., que à falta de comunicar com gente vão-se perdendo as palavras, o vocabulário, e a pouco e pouco vamos acabando por emitir apenas alguns sons mudos...
O mesmo acontece em locais onde o ambiente é mau. Acabam todos por apenas grunhir, e a hora que já custava a passar, tornou-se num martírio sem fim!
Lá que tu és frontal, não tenho mesmo dúvida nenhuma! Mas por vezes lá temos que respirar fundo, sorrir levemente, e fazer de conta que até nos interessamos, porque só isso torna a coisa tão mais leve...
Perdi-me no que pensei dizer... já não sei mais... Raio de jantaradas a meio da semana tem estes frutos...
Aprende, mas não sigas o rebanho!

Friday, January 26, 2007  
Blogger Isaura said...

oi! Tb eu sinto o mm...ainda com o aspecto de viver sob o olhar do bigbrother do "1984"(G. Orwell). Fui avisada ao 6º dia, "...aqui todos controlam todos e a informação chega quase no momento em que surge. Tem cuidado, aqui é assim q funciona. N interessa o q sabes, interessam´as aparências.." Força, só há uma maneira, mostrarmo-nos indiferentes (embora sentindo uma tempestade de emoçoes ttas X's contraditórias)e mostrando qualidade no nosso trab, sempre de queixo erguido!

Falo, falo mas nao me vejo a fazer nada...vou tentar!!!

Saturday, January 27, 2007  

Post a Comment

<< Home